Type Here to Get Search Results !

Jesus tinha um irmão gêmeo?

0

Jesus Cristo
Ilustração fotográfica de The Daily Beast / Alamy


No final do século XIX, os arqueólogos britânicos Grenfell e Hunt estavam escavando um antigo monte de lixo perto de Oxyrhynchus, no Egito, quando um menino descobriu um fragmento de papiro que continha ditos de Jesus. A descoberta ganhou as manchetes em todo o mundo: um novo e até então desconhecido evangelho cristão foi descoberto. Outras versões do texto seriam desenterradas, e o documento remontado ficou conhecido como Evangelho de Tomé .


É distinto, entre muitos outros motivos, pela sua abertura. O livro começa com as linhas “Estas são as palavras secretas que o Jesus vivo falou, e o gêmeo Judas Tomé as escreveu.” Alguns cristãos não têm problema com a ideia de que Jesus tinha irmãos, mas é possível que ele tivesse um irmão gêmeo ?


A ideia, pelo menos, é precoce. Embora houvesse diferentes versões do livro circulando na igreja primitiva, o Evangelho de Tomé é datado entre 60 e 140 EC, tornando-o tão antigo quanto os evangelhos canônicos. O Evangelho de Tomé quase bate na sua cabeça com a linguagem da geminação: o apóstolo é chamado Dídimo Judas Tomé e Dídimo e Tomé significam gêmeo em grego e aramaico, respectivamente. Em outras palavras, Jesus o está chamando de gêmeo. O nome real do escriba é Judas, mas a cena visualiza Jesus ditando revelações especiais a seu "gêmeo".


A linguagem da gêmea não é encontrada apenas neste texto cristão “perdido”. Charles Stang , professor de pensamento cristão primitivo na Harvard Divinity School, disse ao The Daily Beast que “O Evangelho de João se refere ao apóstolo Tomé como 'o gêmeo' ( didymos ) três vezes (11:16, 20:24 e 21 : 2) mas nunca explica o que exatamente Jesus significa. ” De acordo com Stang, alguns primeiros cristãos entenderam que isso significava que Thomas era um dos irmãos de Jesus e “por razões que não são conhecidas, eles pousaram no irmão de Jesus, Judas” (este não é Judas Iscariotes, o cara que traiu Jesus).


Embora os cristãos ortodoxos neguem que Jesus tenha irmãos, muito menos gêmeos, havia uma forma antiga de cristianismo, conhecida como cristianismo tomásico, que acreditava que Judas Tomé tinha um relacionamento especial com Jesus. Assim como os cristãos radicados em Roma podem se identificar com o apóstolo Pedro, esses cristãos, em grande parte radicados no Oriente Médio, remontam a Tomás. Há um conjunto de textos atribuídos a este Judas Tomé, o Gêmeo, incluindo o Evangelho de Tomé e outro texto conhecido como Livro de Tomé, o Contendor. Um terceiro texto, os apócrifos Atos de Toméconta a história das atividades missionárias de Tomé após a ressurreição. Tomé é vendido como escravo por Jesus (e você pensou que seus irmãos o trataram mal) e usa suas habilidades como carpinteiro enquanto viaja para o leste até a Índia.


Mas era o gêmeo biológico de Judas Thomas Jesus de quem poderíamos derivar o material genético do estilo Código Da Vinci , identificar membros da família e até mesmo criar clones? Não, isso não é ficção científica. Mas a verdade é que o gêmeo divino trata de algo muito mais significativo. “Parece-me”, disse Stang, “que não se trata de um gêmeo literal e físico, mas do nome de algum tipo de relacionamento espiritual especial entre Jesus e Tomé”. Se você está revirando os olhos com a ideia de um 'relacionamento especial com Jesus', tire os dedos de seus cursores. O Evangelho de Tomé, Stang argumenta, é sobre algo mais esotérico do que você pode encontrar na igreja.


Em seu livro Our Divine Double, Stang argumenta que a noção de Judas Thomas como gêmeo de Jesus é uma referência a um conceito filosófico mais profundo, o do duplo divino. O duplo divino é a ideia de que, como indivíduos, nosso “eu” não é tudo o que somos. Existe outro eu divino, um duplo, se você quiser, que nunca desce do reino transcendente para o humano material, mas que podemos descobrir, se tentarmos. Há uma variedade de maneiras diferentes de descrever esse “duplo”, podemos chamá-lo de gêmeo, companheiro ou alter-ego.


Alternativamente, como Platão ou a Bússola de Ouro, podemos chamar esse duplo de daimon. Em seu julgamento, Platão descreveu seu daimon como “algo divino ou espiritual” que começou a falar com ele quando criança e o desencorajou de agir imprudentemente. Muitos leitores de Platão racionalizaram esse daimon em algo mais banal como nossa consciência, mas Stang não está convencido.


A ideia do duplo divino é encontrada em outras tradições relacionadas. O profeta Mani do terceiro século, o fundador da religião dualista Maniqueísmo, teve um encontro espiritual com seu irmão gêmeo quando ele tinha 12 anos. Ele descreve esse gêmeo como “a mais bela e maior imagem espelhada de mim mesmo”. A revelação veio de um ser angelical que foi chamado de "o gêmeo ... significando companheiro" e "quando [Mani] completou seu vigésimo quarto ano, o gêmeo veio até ele dizendo: 'O tempo está cumprido para que você venha e dê a convocação para que eles causem '”. E, nesse ponto, Mani se tornou um profeta e fundou uma religião que se espalhou por todo o Império Romano na Pérsia e na China.

A noção do duplo divino, entretanto, não é apenas para apóstolos, fundadores religiosos e filósofos mundialmente famosos. Stang diz que o Evangelho de Tomé imagina que a relação entre Tomé e Jesus está disponível para qualquer pessoa que interprete corretamente os segredos do texto. Stang me disse: "Para mim, a evidência de Judas Thomas, o gêmeo de Jesus no cristianismo primitivo, aponta para um padrão muito maior na religião antiga que chamo de 'duplo divino', com o que quero dizer a crença de que cada pessoa tem uma contraparte, gêmeo ou alter-ego. Encontrar o seu duplo divino é embarcar no caminho da deificação, tornando-se divino ou mesmo um deus ”.


Embora Stang generosamente observe que nem todos os estudiosos concordam com sua interpretação do Evangelho de Tomé, ele ouviu de leitores de outros textos e tradições que vêem o mesmo conceito operando em outras partes da literatura religiosa. “O resultado” de tudo isso, ele me disse, é que se você pode despertar esse âmago do ser, então “você se torna simultaneamente você mesmo e o Jesus vivo, um e dois ... um duplo divino”. Em outras palavras, “você é divino, porque Jesus é o seu eu mais íntimo; desperte esse eu interior e você poderá viver uma vida divina, nunca experimentando a morte. ” Essa antiga teoria cristã da deificação seria substituída no século IV, mas oferecia aos cristãos a oportunidade de se tornarem divinos.


Fonte: ThedailybeastT

Postar um comentário

0 Comentários

Páginas